vírus de celular

Descubra a diferença entre o vírus de celular e o vírus de computador

Entenda quais os tipos de golpe em cada aparelho.

Hoje em dia ter um computador e um celular para muitas pessoas são de extrema importância, principalmente por questões de trabalho e de comunicação, mas, será que estamos atentos ao vírus de celular e o vírus de computador e quais são seus perigos.

DICA: Tenha a melhor internet com a Claro! Saiba mais aqui: https://clarocombomais.com.br!

Com o avanço tecnológico cada vez maior, nos tornamos cada vez mais dependentes de diversos aparelhos, dentre eles o celular e o computador.

Mas, precisamos entender quais as nocividades de cada um desses aparelhos tecnológicos se cairmos em um golpe, ou acabarmos pegando algum tipo de vírus.

É realmente muito difícil ter plena certeza se os sites e aplicativos que estamos acessando tanto no celular como no computador são extremamente seguros.

vírus de celular
Fonte: Zoom

Mas, hoje em dia existem diversas formas de saber um pouco mais sobre a segurança desses sites e aplicativos, assim como entender um pouco mais sobre quais são os riscos que estamos correndo de pagar um vírus de celular ou de computador?

Você deve estar se perguntando sobre o porquê estamos falando sobre o vírus de celular sendo que o computador tem mais risco de se pegar algum tipo de vírus.

Bem, não é bem assim, pesquisas atuais informaram que 56% da população brasileira acessa a internet através do celular.

Isso deixa bem claro como os cibercriminosos podem agir para conseguir informações e dar golpes em usuários da web através do celular no Brasil.

Porque os ataques de vírus são diferentes no celular?

  • Sistemas diferentes. Os sistemas de computadores são diferentes dos sistemas de celulares, os sistemas mais conhecidos são o Android e iOS, dessa forma os vírus de celular são diferentes dos vírus de computadores.
  • Instalação de aplicativos: A forma tradicional utilizada por hackers muitas vezes é através de um e-mail enviado onde a vítima acaba acessando e muitas vezes fornecendo informações valiosas para o golpe.

Já no celular a instalação de aplicativos que não são seguros é que pode ser o grande diferencial para um golpe, por isso é importante se atentar ao tipo de aplicativo que você está instalando no seu celular.

  • Funcionalidade restrita dos celulares: O vírus de celular pode ser evitado mais facilmente, pois muitas das suas funcionalidades são restritas. 

Diferente do computador que possui plugins e extensões que podem facilmente serem transformadas em golpes.

  • Digitação: É isso mesmo, até uma simples digitação pode fazer diferença para se pegar um vírus de celular e um vírus no computador. 

No computador o fato do teclado, câmera e mouse serem itens separados torna-se mais fácil de um golpe acontecer.

Todas essas mudanças e avanços tecnológicos fizeram com que os golpistas tivessem que pensar em novas maneiras de aplicarem golpes através do vírus de celular e de computador.

O importante é você conseguir reconhecer se é vírus ou não o que está rodando no seu celular.

Até mesmo em lojas de aplicativos confiáveis como a App Store ou Google Store podem existir aplicativos que representam perigos e possam ser vírus de celular.

A Google, por exemplo, tenta ao máximo avisar sobre aplicativos que podem ser nocivos aos usuários e gerar vírus no celular.

O fato de não haver uma linguagem específica e da maioria dos aplicativos pertencerem a lojas de confiança, torna mais difícil de se pegar vírus no celular, mas, não é impossível, por isso é importante tomar bastante cuidado e ter atenção ao instalar um app.

As atividades criminosas para aparelhos tendem a ser extremamente específicas como golpes relacionados a compras e vendas de produtos e serviços.

Geralmente essas são as principais atividades cometidas pelos golpistas de celulares, dificilmente um vírus de celular é passado para outro aparelho.

Quais os tipos de golpes mais comuns aplicados no celular?

vírus de celular
Fonte: Globo
  • Anúncios que não pertencem ao aplicativo. Os anúncios que são exibidos dentro do (app) que você instalou tendem a ser de segurança, mas, qualquer outro anúncio que aparece involuntariamente fora do (app) pode ser um risco de golpe, tome cuidado e evite acessar esse anúncio.
  • Promoções fake. Sabe aquelas promoções que aparecem geralmente no seu Whatsapp? Muitas vezes citando uma empresa conhecida e acompanhada de um link para acessar e geralmente fornecer seus dados para cadastro.

Hoje em dia muitos criminosos utilizam essa mensagem para aplicar seus golpes, isso claramente pode ser um vírus de celular.

Ao fornecer as informações, os criminosos têm a chance de aplicar golpes financeiros, fique em alerta.

  • Vírus Falso: Mensagens alertando sobre possíveis vírus no celular também podem ser golpes a serem aplicados.

Quando isso acontece de fato a mensagem é alertada pelo próprio sistema do seu celular ou empresa do celular e não uma mensagem que surge aleatoriamente, fique atento a esse tipo de mensagem e não permite acesso aos seus dados de maneira alguma.

  • Anúncios e SMS premium. Muitas vezes os criminosos clonam aplicativos que costumam ser pagos e ofertam através de mensagens o acesso à conta premium deste aplicativo de forma gratuita.

Porém, ao acessar o aplicativo e fornecer seus dados, os criminosos podem alterar o aplicativo cobrando um valor imenso para você.

  • Clique automático. Às vezes ao acessar um aplicativo não confiável, ou um anúncio falso, pode acontecer de haverem cliques falsos ou automáticos em contas e informações que possam te comprometer.

Esse tipo de situação pode fazer você clicar em compras que não solicitou e ter prejuízos, pois os golpistas podem pegar suas informações e aplicá-las em golpes financeiros.

Esses são alguns dos principais exemplos de vírus no celular que podem ocorrer, é necessário sempre estar atento aos aplicativos e sites que você acessa.

Sempre verifique se são aplicativos de segurança e cheque as avaliações do (app) antes de instalá-lo.

Instalar um antivírus no seu aparelho celular pode ser uma opção interessante, porém, deve-se atentar se é um anti-vírus confiável ou se irá gerar vírus no celular.

O melhor conselho é se atentar a instalar aplicativos de loja Google no seu aparelho ou da loja indiciada pelo mercado de compras do seu aparelho.

Todas essas dicas podem te ajudar a evitar vírus no celular.

Qualquer dúvida, deixe nos comentários.

Published by

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *